Dia da Mulher

sexta-feira, março 09, 2018



É possível que este post não seja do agrado de algumas mulheres. Mas é a minha opinião e eu sinto que a devo expressar, já que o Dia da Mulher também tem a ver com a liberdade de expressão da mulher.

Ontem foi dia 8 de março, o Dia da Mulher. Uma professora decidiu criar um grupo no WhatsApp, alguns dias antes, e adicionar todas as mulheres da universidade onde eu estudo, logo eu estou incluída. O grupo até estava a discutir umas coisas interessantes até certo ponto, mas de repente algumas meninas começaram a aproveitar para tentar vender coisas, ou seja, fugindo totalmente do tema do grupo. Isso já começou a incomodar-me. De repente, alguém decide que temos que ir todas de blusa branca e batom vermelho no dia 8. Ninguém comentou, porque a pessoa não propriamente pediu a opinião das outras integrantes do grupo, e sim decidiu que tinha que ser assim e pronto. Talvez tenha sido uma sugestão, mas na minha opinião a pessoa deveria ter perguntado: "o que acham de irmos todas desta forma?".

A minha opinião: primeiro, eu já não costumo ligar muito ao Dia da Mulher. Acho interessante e tudo, mas para mim não precisa haver um dia específico, é todos os dias e pronto. Depois, esse dia não deveria ser sobre a mulher poder fazer o que quiser, ser quem quiser (dentro de limites morais, éticos e legais, claro)? Por que motivo, então, eu devo seguir as ordens de alguém e vestir-me como essa pessoa quer? Além disso, o que vai adiantar irmos todas de igual? Não vai mudar absolutamente nada. Sim, sei que isso supostamente é para representar a união das mulheres, mas não é por algo tão superficial como roupa e maquilhagem que isso vai acontecer, e sim pelas atitudes. Testemunhamos uma injustiça contra uma mulher? Denunciamos! Temos a possibilidade de ajudar uma mulher? Ajudamos! Para mim é isso, são as atitudes. Duvido que algum homem veja as mulheres todas de branco e de lábios vermelhos e pense: "ah, isso fez-me refletir e cheguei à conclusão que elas merecem ser respeitadas... nunca mais vou assediar nenhuma mulher." 

É por isso que eu fui de blusa preta e não usei batom, porque é como eu me sinto bem. Apoio essa causa, não só no dia 8 como todos os dias, mas não acho que esse seja o caminho, então optei por ser quem sou. Várias mulheres apoiaram a decisão e foram da forma mencionada no grupo; não acho mal, se elas concordam com isso, mas outras foram como quiseram, e eu acho ainda melhor. 
Eventualmente, saí do grupo, pois começaram a usá-lo para assuntos totalmente não-relacionados com o propósito do grupo (vendas, perguntas sobre exercícios e matéria das aulas, etc.).

Talvez não concordem comigo, mas eu senti que deveria dar a minha opinião. Deem a vossa também, nos comentários.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Percebo o que queres dizer. E realmente apesar de ser para demonstrar a união entre as mulheres, não é algo que irá ajudar a mudar.
    Beijinho

    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Li algo em um sitio com o qual concordo. O dia das mulheres é para lutar pelos nossos direitos, igualdade, etc e no final nesse dia dão-nos flores e chocolates! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Tens todo o direito à tua opinião e eu até acho que as mulheres não são as melhores amigas umas das outras. Aquela frase women support women para mim não cola. Também falo no dia da mulher no meu blog.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. gostei do blog e da atitude deste texto!

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da tua partilha, também não é um dia que ligue muito, acho que o dia da mulher é todos os dias
    Beijinhos
    Novo post (Máscara Para Cabelo ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  6. Só ligo ao Dia da Mulher porque marca um momento histórico relevante para os nossos direitos (os quais precisamos de continuar a batalhar por eles) e sinto que são as poucas as mulheres que têm conhecimento disso. É pena ver como um dia, que datou um acontecimento importante, transformado numa hipocrisia imensa, com anúncios a apelar ao consumo e homens a fingirem que se preocupam realmente connosco. Por isso entendo a tua postura e concordo contigo, até porque todos os dias também são da mulher.

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe