Proud of my friends

terça-feira, dezembro 05, 2017

Conhecem a sensação de felicidade pelo sucesso de alguém de quem gostamos? Aquele "estou orgulhosa de ti!"? Bom, foi isso que eu senti na passada sexta-feira.



Já falei aqui sobre dois grandes amigos (amigo e amiga) "japas" do meu curso. Bom, eles, ao contrário de mim, estão prestes a formar-se - este é o último semestre!! Que saudades, pois para mim ainda falta pelo menos mais um ano... Mas enfim, deixemos as reclamações para outra altura. Continuando, eles vão se formar, e antes disso vem sempre o tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), ou também chamado de Monografia. O meu começará no próximo semestre, os deles terminaram neste, e sexta-feira, dia 1, foi o tão ansiado dia da defesa do TCC. Para os dois!! Ele foi de manhã, e ela de tarde.
Eu, claro, não podia faltar e fui assistir aos dois. De manhã, foi a defesa dele, e como era de esperar, a descontração em pessoa apresentava-se na sala de videoconferência. Um dos membros da banca assistiu e avaliou por videochamada (encontrava-se na capital do estado). O outro foi obrigado a comparecer fisicamente, mesmo estando afastado para o doutorado. A banca, para quem não sabe, são os professores que assistem a apresentação, leem a monografia, fazem considerações e avaliam o trabalho. Basicamente, os professores avaliadores. Nesta universidade, são sempre dois. O orientador do TCC é o que "conduz" o evento, e outras pessoas podem estar presentes desde que se mantenham quietas e não façam comentários.
Eu não me surpreendi, nada mesmo, pois sei do que ele é capaz. Um trabalho excelente, sobre jogos educacionais, um projeto do qual ele participou e em conjunto com pessoal de Portugal (não eu, claro, pessoal que está realmente em Portugal). A apresentação foi muito boa e, apesar de não ter lido, tenho certeza que o TCC também foi. Existiram lágrimas de emoção, e por fim, o veredicto. Só para saberem, funciona assim: o aluno apresenta, a banca faz considerações e diz o que está bom, o que deve melhorar, etc., depois todos saem da sala (inclusive a pessoa que defendeu o trabalho) para a banca se reunir com o orientador e decidir a nota, e por fim todos entram de novo para saber a nota. E a nota dele simplesmente não poderia ter sido melhor: 100!! Nota máxima!! E foi nesse momento a minha primeira felicidade do dia.
À tarde, a ansiedade em pessoa apresentou na mesma sala. Juro que essa menina tem que ser minha irmã, pois as nossas reações são muito iguais. O trabalho dela teve relação com o estágio que ela fez, e ela já merecia uma super nota só por ter aturado aquelas criancinhas (eu fiz uma intervenção com elas uma vez apenas e já não queria mais lá voltar). Fiquei muito feliz pois fui a primeira a ler o TCC completo dela, além de ter sido a "revisora oficial", corrigindo eventuais erros de escrita ou simplesmente reescrevendo de forma mais adequada (já se sabe que eu adoro fazer revisão de textos e, modéstia à parte, não deixo erros escapar). Em algumas horas, fiz a revisão de cerca de 50 páginas e acredito que isso contribuiu para a banca elogiar a escrita. Mas enfim, eu apenas contribuí minimamente, pois o mérito é todo dessa menina! O mesmo processo aconteceu, e a nota se repetiu: 100!! Outro 100! É escusado dizer que não cabia mais alegria e emoção no meu coração.
Depois fomos comemorar da mesma forma de sempre: bebendo coca-cola do mercadinho (simples, mas simbólico). É, eu comemorei junto, como se fosse eu também.

Esse dia, com esses eventos, me ensinou várias coisas. Percebi que posso ter orgulho dos meus amigos e ficar tão feliz com o sucesso deles, quanto como se fosse o meu. Cheguei à conclusão que vou ter muuuitas saudades desses dois, mais do que de qualquer outra pessoa da universidade. Estou ainda mais determinada a elaborar um bom TCC (também quero um exemplar impresso do meu TCC na biblioteca). Percebi o significado de verdadeira amizade e a importância de ter amigos para nos apoiar e estar lá naqueles momentos mais importantes.

You Might Also Like

7 comentários

  1. É tão bom ter amigos assim e sentir esses sentimentos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Isso é o equivalente a uma defesa de mestrado em Portugal ou de licenciaturas que implicam estágio no último ano :)
    Parabéns aos teus amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também há defesa de mestrado, mas não é o caso ainda :) Eu diria que é a segunda opção, já que o nosso curso é exatamente uma licenciatura com estágio no último ano.
      Obrigada! Beijinhos :)

      Excluir
  3. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post.
    I'm your new follower. Follow for follow?
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Kiss!

    ResponderExcluir
  4. Escolhi-te para responderes à tag Christmas Time, passa no meu blogue ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe