Baby - O sexto e sétimo meses

terça-feira, junho 06, 2017



O tempo passa tão depressa! Eu sei que toda a gente diz isso, mas quem é mãe certamente sente muito mais. Em questão de alguns meses, a minha bebé passou de recém-nascida que mal consegue segurar a cabeça, a uma bebé maior que já se senta sozinha e quase gatinha. Daqui a mais alguns meses, ela estará a correr pela casa inteira e a comer o mesmo do que eu. Por isso eu digo: mamãs e papás, aproveitem cada segundo, pois cada segundo é precioso e acaba depressa. Com isto, trago-vos algumas novidades sobre a minha Emma, que já tem 7 meses.

Alimentação:

  • Quando ela completou 5 meses, introduzi as frutas, como expliquei no post sobre o quarto e quinto meses. Ela aceitou muito bem e continua a comer fruta todos os dias (entre as 16h e as 17h). Dou-lhe banana, mamão, pêra, maçã, ou outras frutas. Geralmente, não misturo as frutas: mesmo que dê várias, dou no mesmo prato, mas separadas. Gosta de todas elas, mas a preferida tenho a certeza que é a banana - come uma inteira, e comeria mais se eu desse.
  • Quando ela completou 6 meses, introduzi as papinhas salgadas. Costumo colocar dois legumes, uma carne, e uma folha, e vou introduzindo um alimento novo de cada vez. Geralmente, faço bastante quantidade e congelo em potinhos. Dou-lhe diretamente do potinho, nem coloco no prato, porque ela come sempre tudo. Nunca coloco sal e só tempero com alho ou cebola. Até agora, a que ela gostou menos foi a de beterraba, mas mesmo assim comeu bastante. Ou seja, ela não dá trabalho nenhum para comer, nem em casa, nem na creche. Durante a semana quase não come papa salgada em casa porque dão na creche, então a que eu faço é mais para os fins-de-semana.
  • O leite ainda é a principal fonte de nutrientes para ela, então ela ainda bebe cerca de 3 a 4 biberões de leite por dia, com 210 ml. Infelizmente, tive que deixar de amamentá-la, pelo que só bebe leite de fórmula. A minha intenção era amamentar até ela completar um ano, mas ter conseguido quase 7 meses já foi muito bom e tenho a certeza que ajudou a aumentar a imunidade dela.
Sono:
  • Geralmente, faz duas sestas por dia: uma de manhã, na creche, e outra à tarde, em casa. Dorme cerca de 2 horas em cada sesta.
  • À noite, tem a rotina antes de dormir: banho e leitinho. Por volta das 19:30/20:00, vai para o berço dela e rapidamente adormece. Costuma dormir a noite toda, mas quando a deito muito cedo ainda acorda por volta das 21:00 ou 22:00. Geralmente, adormece outra vez sem precisar fazer nada, mas às vezes ainda preciso brincar um pouco com ela para adormecer de novo. Depois disso, só acorda de manhã, por volta das 7h/8h. Como podem perceber, não me posso queixar de não descansar bem.
Habilidades/desenvolvimento:
  • Já fica sentada sem ajuda. Ponho-a no tapete dela com alguns brinquedos e ela lá fica sentada a brincar.
  • Segura no biberão sozinha. Sento-a na cadeira dela, dou-lhe o leite, e ela bebe quase tudo sozinha. 
  • "Da-da-da" parece ser a sílaba favorita dela. Começou a balbuciar e é muito engraçada.
  • Ainda não tem dentes nem parece que terá tão cedo.
  • Tem chorado quando alguém diferente a pega ao colo ou, às vezes, apenas quando chega mais perto. Parece que agora com 7 meses melhorou um pouco, mas ainda não fica ao colo de qualquer pessoa.
Entretenimento:
  • O desenho animado favorito ainda é o Harry the Bunny.
  • Gosta de brincar no tapete, de preferência sentada.
  • Ainda adora o chocalho da Chicco que a acompanha desde os 2 meses.
  • Começou a demonstrar mais interesse pela nossa gatinha. Quando a vê começa logo a sorrir e estica o braço para mexer nela.
Ela é muito saudável, ainda não ficou doente e nas últimas vacinas nem sequer teve febre ou qualquer tipo de reação. É muito querida, chora pouco e ri bastante. Mudou de creche e adaptou-se muito bem. Provavelmente, faltam algumas coisas, mas muda tanta coisa em tão pouco tempo que é difícil escrever tudo aqui. Porém, o mais importante está aqui. Tem sido incrível a experiência de ser mãe, sempre com novos desafios e muito amor.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que linda e querida bebé que ai tens, não dá trabalho para comer nem dormir, por isso é uma santinha! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente, ela é um amor. Dava muito trabalho nos primeiros meses, mas a partir do 3º mês acalmou muito, e agora dá pouco trabalho. Ainda bem, porque assim ainda consigo estudar e cuidar dela.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Que bonito, Inês. O registo diário das conquistas da tua bebé. E que linda que ela é, mesmo de costas! Fico contente que ela te tenha como observadora das suas ações, nota-se que estás a fazer um bom trabalho, a ser uma boa mamã.
    Desejo que voltes aqui para os próximos meses, com mais registos destes da tua pequenota. E, claro, desejo-lhe muito saudinha! Porque só disso e de amor se vive bem. :)

    Um grande beijo desta tua homónima :) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Inês! Pretendo fazer estes registos com alguma regularidade, não só para mais tarde os vir reler e relembrar estes momentos, mas também para outras mães e, claro, para quem acompanha o meu blog.
      Muitos beijinhos e obrigada :)

      Excluir
  3. Que linda que é a tua bebé :). Imagino que para uma mãe o tempo passe muito mais depressa, para mim já passa e eu só tenho 20!
    Adorei este post com uma espécie de registo das conquistas da tua bebé. Não só é interessante para tu, um dia mais tarde, leres e recordares tudo, como também é, certamente, útil para futuras mamãs que andem pela blogosfera :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe