Baby - O quarto e quinto meses

terça-feira, abril 11, 2017


Para mim, depois de a Emma completar 3 meses e entrar no quarto mês de vida, tudo se tornou mais fácil. A fase dos 3 meses foi maravilhosa! Agora, completou 5 meses, e continua a ser uma menina que não dá muito trabalho. No entanto, várias coisas mudaram em 2 meses, é incrível como ela me tem surpreendido com as suas conquistas e aprendizagem.

O que aconteceu nestes meses:
  • Começou a creche: Eu tinha mencionado que ela ia começar a creche com 4 meses, e assim foi. Os primeiros dias foram complicados para mim, mas ela pareceu adaptar-se muito bem, e as meninas que cuidam dela só a elogiam, afirmando que ela é uma bebé muito tranquila (a mamã fica toda babada). Agora que já se passou um mês, eu própria já me habituei a ficar umas horinhas longe dela, embora morra de saudades e a encha de beijinhos quando chega a casa. Quando estou nas aulas, tenho a conveniência de poder comunicar por whatsapp com a menina que cuida dela, já que não são muitos bebés, pois é um lugar pequeno, mas muito bem falado e super recomendado por todos os pais que deixam lá os seus filhos (só a deixo lá por causa disso). Ela envia-me fotos da Emma e responde-me sempre, o que me deixa muito mais tranquilizada.
  • Começou a tomar complemento de leite em fórmula: Sim, eu ainda a amamento, mas senti que ela ficava com fome depois de mamar, principalmente à noite antes de dormir. Ela chorava bastante todos os dias, mesmo se mamasse por meia hora. Além disso, estava a ganhar muito pouco peso. Decidi experimentar o leite adaptado só para complementar, e ela bebeu tão bem e ficou tão mais calma, que agora eu dou sempre que ela parece ter ficado com fome. À noite, antes de dormir, e quando está na creche, bebe sempre desse leite. Claro que tenho pena de não ter conseguido amamentar em exclusivo, mas se ela está bem assim, para mim é o mais importante. Na consulta dos 5 meses, cerca de duas semanas depois de começar o leite em fórmula, já tinha ganho quase 500 g.
  • Aprendeu a virar e "desvirar": Ou seja, se está de barriga para cima, vira-se de barriga para baixo e vice-versa. Isso já acontece desde que ela completou 4 meses. Geralmente, faz isto no berço, antes de dormir, e ainda se apoia nos cotovelos e levanta a cabeça, quando está de barriga para baixo. Deitá-la com a cabeça na almofada e vê-la adormecer com a cabeça onde deveriam estar os pés já é uma coisa normal.
  • Começou a comer papinhas de fruta: Esta semana, quando ela completou 5 meses, introduzi a banana - simplesmente esmaguei a banana e fui dando aos pouquinhos. Ela adorou! Ria-se imenso e dava gritinhos de entusiasmo logo no segundo dia em que comeu banana. Também já comeu maçã; o entusiasmo não foi tanto, mas comeu muito bem. Estou a torcer para que seja assim com os vegetais também. Deixei-a chupar um bocadinho de limão e jurava que ela ia fazer cara feia, mas não fez, e continuou a chupar como se fosse um docinho.
O que ela faz:
  • Sorri muito! Até para pessoas desconhecidas... Só que tem de sentir que eu estou perto (ou o pai), e por vezes estranha e chora se ficar no colo de outras pessoas. A exceção é na creche, claro. Geralmente, é uma menina muito sorridente. Inclusivamente, já dá gargalhadas desde os 4 meses, quando brincamos com ela.
  • Adora ver "Harry The Bunny". Um desenho animado em inglês, da BabyFirst, que eu por acaso achei boa ideia mostrar-lhe. Desde os 3 meses que ela adora e é o que a consegue entreter por mais tempo. Claro que ela também brinca com outras coisas, mas a realidade é que, por vezes, preciso de fazer trabalhos, e essa é uma alternativa boa para ela ficar entretida enquanto os faço.
  • Brinca com os pezinhos. Consegue pô-los na boca, o que é muito engraçado.
  • Dorme bem durante a noite. Na maioria das noites, acorda 1 vez para mamar. Em algumas noites, só acorda de manhã. É raro acordar mais de 2 vezes. Só demora e dá trabalho para adormecer na primeira vez (por volta das 20:30). Além disso, costuma acordar a sorrir e a fazer sons engraçados - mesmo que esteja a chorar, assim que me vê a mim ou ao pai, dá logo um sorriso, e quando pego nela põe as mãozinhas na minha cara, como que um carinho (é a coisa mais FOFAAA!).
  • Brinca no banho. Adora a hora do banho e chapinha muito na água. Comprei uma almofada de banho para a colocar em cima e ela adora!
  • Porta-se relativamente bem quando saímos com ela. Costumamos levá-la quase sempre que saímos, pois não temos ninguém para ficar com ela, mas isso não é um problema, pelo contrário, pois ela porta-se bem. Só não gosta de ficar muito tempo no ovo enquanto comemos, quando é assim ela chora. Mas se for para estar em movimento, até o supermercado serve - e uma coisa MUITO BOA aqui é que qualquer supermercado, mesmo os que não são tão grandes, têm carrinho de compras com assento para bebés (daqueles semelhantes aos que se usam para o carro). Eu digo isto porque já fui a muitos supermercados aqui desta região do Brasil, e em muitos deles eu pensava que não ia encontrar isso, mas encontrei em todos, sem exceção. A Emma adora andar neles e a nossa jornada de compras torna-se muito mais tranquila.
Acho que ela está a desenvolver-se muito bem, é uma menina muito inteligente e simpática, que me dá um orgulho imenso de ser mãe dela. Sei que ainda é bebé, que é simplesmente como muitos bebés da idade dela, mas eu acho-a incrível. Não sei se é por ser tão forte e resistente - que não fica doente, que sai do banho e não quer ficar com a toalha a cobri-la, que bate com a cabeça e não chora - se é por ser tão divertida - que ri por qualquer coisa, que ri mais do que chora - ou se é tudo junto. Mas principalmente é porque é a minha bebezinha, e todos os dias ela fica um pouquinho menos dependente de mim, mas continua a ser a minha baby girl. 

Sei que divaguei, é algo que me acontece quando o assunto é a minha bebé, mas espero que tenham gostado!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adoro ler o que escreves sobre ela, é notório o teu amor por ela! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo ! Acredito que seja uma experiência incrível ! :)
    with love, KATE 🖤

    ResponderExcluir
  3. deve ser uma experiência brutal ver a nossa bebé crescer! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderExcluir
  4. Aiii que amor, quero tanto ser mãe!
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Que giro! Deve ser emocionante ver todo esse crescimento!

    ResponderExcluir
  6. Aproveita essa fase que o tempo passa rápido!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe