Pregnancy #13 - 37 weeks

domingo, outubro 09, 2016


Eu tencionava fazer um post de favoritos de Setembro, mas todos os preparativos para a chegada da bebé não me têm deixado muito tempo para vir aqui e, além disso, este é um dos últimos diários de gravidez (vou ter saudades!).
Hoje quero falar também um pouco sobre o que coloquei na minha mala de maternidade - aliás, malas, pois tenho uma para ela e outra para mim. Acredito que o post fique um pouco extenso demais, mas tentarei ser sucinta.
A bebé:
Às 37 semanas, ela está do tamanho de uma acelga, aproximadamente. A maioria dos bebés já tem cabelinho, e eu acho que ela vai nascer cabeluda (só um palpite). Além do cabelo, as unhas também cresceram. Muitos bebés já estão encaixados na cavidade pélvica, ou seja, na posição em que irão nascer. Na última consulta, a médica confirmou que a Emma já está encaixada, o que é bom porque alguns bebés não encaixam e precisam de nascer de cesariana (ou fazer reversão cefálica) e eu quero muito parto normal.

A mãe:
Eu já me estou a habituar ao desconforto. Tive um grande susto esta semana: comecei a ter muita comichão nos pés e nas mãos e algumas bolhinhas. Li na internet que podia ser colestase, uma doença hepática que pode trazer uma série de complicações para o bebé. Fiquei mesmo assustada e liguei para a minha médica, que me disse o mesmo e me aconselhou a ir às urgências - fui no mesmo dia! Felizmente, o médico que me atendeu disse que não devia ser grave e receitou-me uma pomada. Caso notasse que melhorava em cerca de dois dias, não precisava voltar e só fazia as análises no dia da próxima consulta (que provavelmente será a última antes do parto). Devo dizer que passaram dois dias e quase não tenho comichão, melhorou mesmo muito, o que me deixou muito aliviada.
Outros sintomas que tenho tido são um inchaço enorme nos pés e nas mãos, continuo a acordar durante a noite e tenho sonhos que parecem super reais, e tenho alguma azia - que resolvo de uma forma tão simples que parece mentira: tomando um copo de leite! Juro que basta tomar um copo de leite e a azia desaparece quase instantaneamente (ainda bem, pois evito tomar remédios ao máximo). Começou a sair o rolhão mucoso, o que, pelo que li, pode significar que ela não demora muito a nascer, mas também sei de casos em que ainda demorou cerca de duas a três semanas. Veremos quando é que a pequena princesa resolve vir cá para fora.

A barriga

Os preparativos:
Tenho as malas prontas, como já referi. Comprei todos os produtos de higiene e puericultura que julgo necessários para esta primeira fase - com uma enorme ajuda da minha mãe, que tem sido um anjo e não sei o que faria sem ela. Já não há dúvidas: quem entrar aqui, sabe que chegará um bebé em breve. Já na minha casa, o meu marido e a minha sogra compraram o berço e mais algumas coisas, sem esquecer que o meu cunhado também nos vai dar alguns itens que o meu sobrinho já não usa. Como tal, parece que temos o essencial, só estamos à espera dela para usar!

Mala de maternidade:
Na minha mala, coloquei 3 camisas de noite abertas à frente, 2 soutiens de amamentação, cuecas descartáveis, chinelos e uma bolsinha com os meus produtos de higiene. Acabei por colocar os produtos da bebé também na minha mala, dentro de uma pequena necessaire. Lá dentro estão: gel de banho, escova de cabelo e tesourinha para as unhas (não está na lista, mas eu acho melhor levar, não vá a criança nascer com umas garras enormes haha).
A mala dela está um pouco mais cheia. Acabei por separar as mudas de roupa em saquinhos de plástico porque acho mais prático. São quatro saquinhos e cada um tem: um conjunto interior (body e calça ou camisolinha e calça), um babygrow e um par de meias ou botas. Fora dos saquinhos, ainda tenho dois casacos de malha, duas mantas, duas toalhas de banho, uma embalagem de fraldas de recém-nascido, algumas fraldas de pano e dois gorrinhos, além de uma bolsinha com toalhitas (feita pela tia). A primeira roupinha está separada num saco à parte. Tudo o que tenho é o que pedem na lista da maternidade (exceto, talvez, um ou outro item), por isso, se for demais, é melhor sobrar do que faltar e, se faltar alguma coisa, a minha mãe pode levar.

A primeira roupinha; amostras que recebi da Felicitas (a chupeta é mesmo fofa); um livro muito especial; a mala de maternidade; conjunto de meias

Surpreendi-me comigo própria ao preparar as malas, pois costumo ser muito procrastinadora, mas não via a hora de colocar tudo na mala. Com 33 semanas, só faltavam mesmo os produtos de higiene que esperei pela promoção para comprar. Assim que tinha mais um item, lá ia eu arrumar na mala assim que podia. Recentemente, comprei os sacos de plástico e separei cada muda de roupa por opção própria. Tirei e voltei a colocar coisas milhões de vezes, para que estivessem mais bem arrumadas. Às vezes, gosto de verificar se não falta mesmo nada. Nunca imaginei entusiasmar-me tanto com a simples tarefa de fazer uma mala, mas a verdade é que tenho sido assim sempre com tudo o que tem a ver com ela.

Espero que tenham gostado. A gravidez está a acabar e só poderei fazer, no máximo, mais dois diários de gravidez, mas depois farei posts sobre o desenvolvimento da bebé cá fora.

You Might Also Like

17 comentários

  1. À espera da Emma! :) logo que venhas já sabes, avisa, que tenho coisinhas guardadas para a menina :) beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só vou depois de ela nascer :) já não posso arriscar muito porque já está mesmo quase. Mas espero estar por aí em breve e aviso quando for :)
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Ja está quase e por isso tenho de te desejar uma hora pequenina =) tenho a certeza que estas ansiosa pela chegada da tua bebe mas nao te esqueças de aproveitar as ultimas semanas de gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Podes crer que tenho aproveitado e continuo a aproveitar cada segundo porque sei que terei saudades, mas também não consigo evitar estar um pouco ansiosa :)
      Beijinhos

      Excluir
    2. Acredito que seja muita ansiedade r montes de emoções juntas. Slpor curiosidade quando comecaste a ter barriga e a sentit mexer? A minha parece nao crescer, mas agira com 16 semanas as vezes parece que sibto mexer, mas tenho receio de estar a confundir.

      Excluir
  3. Olá, leva limas de papel, dão imenso jeito porque as unhas dos bebés são super moles.

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAI GENTE QUE POST MAAAAAIS AMOR <3 EU ADOROOO VER ESSE TIPO DE DIÁRIO, sabe? é incrível registrar momentos assim, da nossa vida <3

    ADOREI E PARABÉNS PELO BEBE.

    http://www.1001julietas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) fico feliz que tenha gostado. Tem sido muito bom registar estes momentos.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Está mesmo quase, até eu fico já um pouco ansiosa por ti! :) Espero que corra tudo muito bem e que tenhas uma hora pequenina, como se costuma dizer! ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Como eu estou a gostar tanto de acompanhar tudo isto! E agora na recta final...mais dois posts? Aiii está quaseeeee:):):)
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que estejas a gostar :)
      Dois posts das últimas duas semanas, isto se ela não estiver com pressa de nascer. Mas sim, está mesmo quase :)
      Beijinhos

      Excluir
  7. Estou a adorar ler o diário da gravidez :)
    Começo a ficar ansiosa por ti, está quase :)

    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe