Sintomas mais estranhos que tive/tenho na gravidez

domingo, setembro 11, 2016



Principalmente quando se está grávida pela primeira vez, há muita coisa que acontece que não fazemos ideia que está relacionado com a gravidez. Antes desta fase, eu pensava que estar grávida se resumia a ter uma barriga cada vez maior, uns quantos enjoos, e pouco mais... Mas descobri que não é bem assim, a gravidez envolve muitas hormonas e um bebé que vai crescendo e se desenvolvendo dentro do nosso corpo, o que causa muitas mudanças. Aqui estão algumas delas, que achei estranhas e demorei a descobrir que se deviam à gravidez.


  • Vontade frequente de urinar: Sempre consegui aguentar muito tempo sem esvaziar a bexiga, mas, um dia, isso mudou drasticamente. Foi o primeiro sintoma de gravidez que tive, uma vontade enorme de fazer xixi, o que atribui erradamente a uma infeção urinária. É claro que descobri, cerca de uma ou duas semanas mais tarde, que tinha tudo a ver com as hormonas da gravidez. Essa vontade parou um pouco durante o segundo trimestre (que posso dizer que foi o mais tranquilo) e voltou há pouco tempo, no terceiro, agora devido à pressão que a bebé faz na bexiga, porque afinal já está enorme.
  • Sangramento das gengivas: Quando vou escovar os dentes, acontece sempre um pequeno sangramento nas gengivas, isto desde as 10 semanas, aproximadamente. Continua até hoje, mas no início eu não desconfiava que estava relacionado com a gravidez. Soube apenas porque li no app do babycenter (que sempre descreve todos os meus sintomas muito bem). Acho que tem a ver com o facto de os vasos sanguíneos dessa região serem bem fininhos.
  • Falta de ar: Não é exatamente falta de ar, mas sim dificuldade em respirar. Só a partir do terceiro trimestre comecei a sentir isso, pois agora a bebé está grande e precisa de espaço, pelo que os órgãos ficam mais comprimidos. 
  • Refluxo gástrico: Isso e azia, algo que não me lembro de alguma vez ter tido antes da gravidez. Não tenho a certeza do motivo, mas sei que está relacionado com a gravidez, assim como a sensação de enfartamento, que acontece pelo mesmo motivo do que a falta de ar. Este sintoma também só apareceu agora no terceiro trimestre.
  • Congestão nasal: Desde o início que o meu nariz fica seco e entupido, mas tem vindo a piorar. Parece que isso acontece porque as cavidades nasais incham, o que diminui a área de circulação do ar. Tudo graças às hormonas!
  • Contrações de Braxton-Hicks: Ou também chamadas de contrações de treinamento. Talvez algumas mulheres que nunca engravidaram tenham conhecimento, mas eu não fazia ideia que existiam outras contrações, além daquelas que significam trabalho de parto. Acho incrível que o nosso corpo comece a preparar-se para o parto algumas semanas antes de ele acontecer. Comecei a ter estas contrações, de vez em quando, a partir das 28 semanas, e tenho no máximo duas por dia, sendo que há dias que nem tenho.
  • Colostro: Há poucas semanas, talvez a partir da semana 29, começou a sair um líquido incolor do meu peito. Não sabendo o que é, perguntei à minha mãe, que disse que era normal. Li no babycenter que se chama colostro e pode sair ou pode não sair durante a gravidez, mas quando sai é sinal de que o leite se está a formar (caso contrário, também não significa que não esteja).
E são estes os sintomas que eu não sabia que teria durante a gravidez. Por isso, se estiverem grávidas, qualquer um destes sintomas é perfeitamente normal.

You Might Also Like

20 comentários

  1. É engraçado como todo o nosso corpo muda e muitas das vezes nem damos pelos sinais que ele nos transmite.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, às vezes nem nos passa pela cabeça relacionar duas coisas que parecem não ter nada a ver uma com a outra.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. São esse tipo de sintomas que me assustam um pouco. Eu já sou dada a mal estares mesmo sem estar grávida, que não imagino como possa ser uma vez que esteja. Vai na volta e fico boa! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas, algumas até demoram para descobrir que estão grávidas. Estes são apenas possíveis sintomas, que não acontecem sempre. E mesmo que aconteçam, não são tão maus quanto parecem hehe. Eu, por exemplo, tive enjoos mas nunca vomitei e tinha uns comprimidos milagrosos, então aguentei bem :) Não te preocupes, não é assim tão mau, se fosse eu não gostaria tanto de estar grávida.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Nunca foi mãe mas adorei conhecer um pouco mais sobre esse assunto
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Acho tão interessante. Para alguém leigo no assunto como eu é todo um novo mundo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até para mim, passar por essas mudanças é mesmo surpreendente :)
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Eu não fazia ideia que estes sintomas podiam estar relacionados com a gravidez. O corpo humano consegue sempre surpreender-nos!

    With love, Miss Melfe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não fazia ideia, aprendi muita coisa :)
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar disso...
    principalmente do sangramento na gengiva O:
    Muito bom o post!!
    Já estou seguindo aqui seu blog! *-*

    Eu sempre escuto sobre essa marca...
    Depois do seu post deu mais vontade de comprar!!
    hahahaha
    Ameiii

    www.ressurgente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sangramento realmente é o mais inacreditável haha, também não fazia ideia que tinha a ver com isso.
      Obrigada :)
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Não fazia ideia que o sangramento das gengivas era um dos sintomas... estamos sempre a aprender!
    Beijinhos :)

    donaritta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita, nem eu. Foi daqueles que me deixou mais surpreendida.
      Beijinhos :)

      Excluir
  8. Adorei o post,não sabia que os sintomas era tão variados assim!
    Acabei de conhecer o blog e ja estou seguindo !
    beijinhos
    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  9. Os meus sintomas são mesmo a vontade de urinar, mais durante a noite. Tive também muitas cólicas, as vezes ainda tenho, e por vezes dificuldades em ir a casa de banho, de resto nada de enjoos.
    Sinto dor de dentes e as vezes uma pressão no fundo da barriga como se doesse que já li que pode ser do utero a crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muitas dores ao fundo da barriga, como se fossem cólicas menstruais, e ainda pensei que fossem mesmo, só que a menstruação não chegou. Mas é normal, é da expansão do útero. O corpo passa por tantas mudanças que é quase impossível não sentir pelo menos um pouco.
      Beijinhos.

      Excluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe