Review - "Drácula", de Bram Stoker

quinta-feira, fevereiro 18, 2016



Este é um livro que tem despertado a minha curiosidade há já algum tempo, mas só há alguns dias atrás tive a oportunidade de o ler. Posso dizer que o li por ter ouvido várias opiniões positivas acerca dele, inclusive de um amigo que gostou tanto do livro (e do filme) que foi conhecer a Transilvânia. Também decidi dedicar-me à leitura desta obra porque vampiros são criaturas que me fascinam.
ATENÇÃO: Não continue a ler no caso de não estar interessado em spoilers!!


Sinopse:
Drácula é uma história de vampiros e lobisomens; de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

Minha opinião:
Para mim, o verdadeiro vampiro é o Conde Drácula, e todas as adaptações feitas posteriormente nunca me agradarão tanto quanto o livro de Bram Stoker. Não quero com isto dizer que não gosto de outras personagens vampirescas, mas sim que o meu vampiro favorito sempre será o Conde.
Bom, quando Jonathan Harker escreveu no seu diário que iria ao castelo do Drácula, já era de esperar que a coisa fosse ficar sinistra. Quando ele entrou no castelo, desconhecia que estava prisioneiro daquele vampiro, mas não tardou a descobrir. Mais ou menos nesta parte do livro, eu já tinha a certeza que não iria conseguir tirar os olhos dele por muito tempo. A verdade é que o li num instante, mesmo entre dias em que não conseguia ler uma palavra, por ter trabalhos e provas para estudar. Adorei todo o mistério à volta da doença de Lucy e de quem era, ou o que era, o Conde.

Personagens:
O Professor Van Helsing é uma das minhas personagens favoritas, pela sua perspicácia durante toda a história, e por sempre aparecer com alguma solução, para além de ter conseguido que todos acreditassem que Drácula era um Não-Morto, e que, quem fosse mordido por ele, se tornaria igual. Acho que, se não fosse ele, o Drácula ainda estaria espalhando as suas caixas de terra por Londres enquanto mordia uns quantos cidadãos londrinos. Os outros foram muito importantes, mas Van Helsing foi crucial. A minha segunda personagem favorita foi Jonathan, devido à sua perseverança, que demonstrou ao ter conseguido fugir do Castelo e ter, junto com os outros amigos, perseguido e destruído Drácula. O próprio Drácula cativou-me: a sua força e inteligência são extraordinárias características, que ele utilizou para fazer o mal.
É um livro que recomendo, principalmente para quem gosta de vampiros e mistério, porém não se iludam: o Conde Drácula não é daqueles vampirinhos que brilham ao sol e chegam a ser bonitinhos, ele é uma criatura estranha que bebe sangue sem piedade e dorme numa caixa de terra durante o dia. Para mim, isso torna-o interessante.

Comparação com o filme:
Para mim, o livro é muito melhor do que o filme! Sim, o filme é bom e os atores são fantásticos, mas existe muita coisa que não faz jus ao livro. Provavelmente, a minha opinião deve-se um pouco ao facto de ter lido o livro antes de ver o filme. O filme foca-se muito no romance entre Mina e o Conde. No livro, não existe esse romance, e mais: o enfoque é dado quase totalmente à perseguição ao Conde, da qual Mina faz parte, e ao processo de descoberta de que ele é um vampiro. O filme dá a entender que Lucy é perversa, mas no livro ela só parece uma moça que está sempre feliz (até ser mordida). O único que não se altera muito é o Jonathan (haja alguém!). Eu acredito que grande parte das pessoas prefira o filme, e até entendo, mas a minha opinião é de que o livro o supera em praticamente todos os aspetos.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Aqui está um livro que também gostei muito de ler =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Um ótimo livro, não é?
      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu confesso não ser muito (ou quase nada) apreciadora de livros

    ResponderExcluir
  3. r: tu com calor? Óh meu Deus! Isso é onde mesmo? xD
    É que aqui na Madeira está imensooooooo frio :(( nunca senti tanto frio!

    ResponderExcluir
  4. r: ahh, no brasil são outros estados meteorológicos xD mas olha que aqui estão 2 graus :((

    ResponderExcluir
  5. Não conheço esse livro mas pareceu-me ser interessante!
    http://beautifulsecretsblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Ora aqui está um livro que nunca me passou pelas mãos e parece ser interessante. Despertaste o bichinho :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo interessante :) Que bom.
      Beijinhos

      Excluir
  7. Há uns anos atrás tinha imensa curiosidade de ler o Drácula do Bram Stoker, mas acho que com tantas séries de sobrenatural que vi acabei por enjoar um bocadinho do tema eheh. De qualquer maneira, parece-me um bom livro, acho que ainda lhe vou dar uma hipótese :)

    ResponderExcluir
  8. Tem que ver se um dia o leio, é um clássico! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo. Um clássico imperdível :)
      Beijinhos

      Excluir
  9. r: olha que se eu tivesse mais dinheiro também viaja mais, mas para sítios mais longe (que infelizmente são caros) xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, por isso só com bastante dinheiro mesmo :)

      Excluir
  10. não sou fã de vampiros e por isso acabo sempre por passar este tipo de livro, mas acho que é daqueles que um dia terei de ler, no mínimo para perceber o fascínio por vampiros que o mundo tem.
    tirando isto até gostava de conhecer a Transilvânia (mas acho que ia ter medo em cada lugar mais escuro - eu sou daquelas que depois imagina os livros quando está nos sitios onde foram retratados..)

    http://omeumundoaleatorio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua opinião. Ela é muito importante!

Subscribe